Coordenação do trabalho
educacional frente às novas tecnologias
Precisamos pensar acerca do perfil dos alunos e professores que chegam
às escolas e que são, cada vez mais, usuários dessas tecnologias. É papel do
coordenador entender esse contexto para propor projetos e fazer intervenções
que levem todos à ampliação de seus conhecimentos, considerando que essas
relações mediadas pelas tecnologias devem ser analisadas a partir das
possibilidades de protagonismo, de autoria e das marcas digitais que
caracterizam toda a produção atual, nas diferentes linguagens.
O perfil da escola também está sofrendo rápidas alterações, decorrentes
do que acontece com a sociedade em geral. Podemos afirmar que o barateamento de
equipamentos como computadores e telefone celular (em suas mais diferentes
configurações), a evolução das aplicações em software livre e dos serviços
gratuitos oferecidos pelos governos (Municipal, Estadual e Federal) como os
telecentros, promoveram a democratização no acesso/produção de conhecimentos.
A configuração possível pelo uso das Tecnologias da Informação e da
Comunicação (TIC) promove maior abertura da escola para o mundo, publicando e
divulgando projetos, os quais são conhecidos, estudados e avaliados o tempo
todo
Referências
CARNIELLO, Luciana Barbosa Cândido, RODRIGUES, Bárbara Mônica Alcântara Gratão. MORAES, Moema Gomes. A relação entre os nativos digitais, jogos eletrônicos e aprendizagem
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