terça-feira, 3 de maio de 2016

Coordenação do trabalho educacional frente às novas tecnologias
Precisamos pensar acerca do perfil dos alunos e professores que chegam às escolas e que são, cada vez mais, usuários dessas tecnologias. É papel do coordenador entender esse contexto para propor projetos e fazer intervenções que levem todos à ampliação de seus conhecimentos, considerando que essas relações mediadas pelas tecnologias devem ser analisadas a partir das possibilidades de protagonismo, de autoria e das marcas digitais que caracterizam toda a produção atual, nas diferentes linguagens.
O perfil da escola também está sofrendo rápidas alterações, decorrentes do que acontece com a sociedade em geral. Podemos afirmar que o barateamento de equipamentos como computadores e telefone celular (em suas mais diferentes configurações), a evolução das aplicações em software livre e dos serviços gratuitos oferecidos pelos governos (Municipal, Estadual e Federal) como os telecentros, promoveram a democratização no acesso/produção de conhecimentos.
A configuração possível pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) promove maior abertura da escola para o mundo, publicando e divulgando projetos, os quais são conhecidos, estudados e avaliados o tempo todo


Referências
CARNIELLO, Luciana Barbosa Cândido, RODRIGUES, Bárbara Mônica Alcântara Gratão. MORAES, Moema Gomes. A relação entre os nativos digitais, jogos eletrônicos e aprendizagem

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