20 Desafios da Coordenação Pedagógica na Escola
Os desafios diários do coordenador pedagógico vão
muito além de solucionar urgências e acalmar ânimos de pais, famílias e
professores.
O
trabalho de coordenação tem o objetivo de diagnosticar e trazer evoluções
significativas nas práticas de ensino e aprendizagem da escola.
Essa evolução é resultado de dois tipos de
atividades:
O
primeiro tipo são as ações realizadas no dia a dia da escola, que são
facilmente percebidas na comunidade escolar por terem resultado de curto prazo. Um exemplo é
a resolução de problemas de aprendizagem de uma turma. Neste caso, o
Coordenador Pedagógico realiza um estudo do comportamento da turma a fim de
identificar o foco do problema e desenvolver estratégias para a elevação do
rendimento escolar, orientando os professores na gestão da sala de aula.
Já o
segundo tipo, abrange ações que transcendem a resolução de problemas do
cotidiano escolar e envolve atuações muito mais complexas. Poucos percebem
essas ações pois elas são planejadas para resultarem em benefícios de longo prazo. Um
exemplo é o desenvolvimento de projetos de formação continuada dos professores,
com treinamentos e aprofundamentos didáticos, teóricos e culturais, a fim de
enriquecer as práticas pedagógicas da escola e elevar constantemente a
qualidade de ensino.
Para
esclarecer as dúvidas sobre as atividades do Coordenador, preparamos uma lista
com Os 20 Principais Desafios da
Coordenação Pedagógica no ambiente escolar, divididas em 4 áreas de
atuação:
.
Em relação à Administração
Escolar:
1. Auxiliar o Diretor na construção do Projeto
Político Pedagógico.
2. Construir a Proposta Pedagógica da escola.
3. Elaborar o Plano de Ação pedagógico, que é composto
pelas atividades que serão realizadas e gerenciadas pela coordenação ao longo
do ano. O Plano deve conter os objetivos de cada ação, o período de realização
e os responsáveis pela execução.
Em relação aos Professores:
4. Incentivar a construção do senso de equipe na equipe
docente, envolvendo a participação de todos nos projetos de aperfeiçoamento das
práticas pedagógicas.
5. Ajudar a organizar as tarefas direcionadas a cada
membro do corpo docente, a fim de manter o ambiente agradável evitar mal
entendidos.
6. Trabalhar a Formação Continuada do corpo docente,
por meio de treinamentos e aprofundamento teórico e cultural.
7. Motivar os professores com projetos de
desenvolvimento didático e superação de dificuldades na sala de aula.
8. Orientar os planos didáticos dos professores,
adequando-os às propostas do colégio e às necessidade dos alunos.
9. Elaborar atividades de interação entre os docentes para
incentivar o aprendizado por meio de troca de experiências de sala de aula.
10. Avaliar a gestão da sala de aula dos professores,
analisando Diários de Classe e acompanhando seu dia a dia.
11. Elaborar um sistema de feedback do
trabalho da equipe docente em sala de aula, unindo avaliações, propostas de
melhoria e sugestões para resolução de problemas frequentes.
12. Criar e gerenciar o Grupo de Apoio Didático, que
pode ajudar o coordenador na gestão pedagógica, além de gerar um senso de
meritocracia pelo bom desempenho. O grupo deve ser composto por professores que
se destacaram pelo grande interesse na evolução da qualidade de ensino da
escola.
Em relação aos Alunos e Pais:
13. Incentivar o desenvolvimento de novas metodologias
pedagógicas para envolver e motivar os alunos.
14. Impulsionar a utilização de práticas pedagógicas que
respeitem e compreendam as diferenças individuais.
15. Identificar os perfis dos alunos e das turmas, com seu
rendimento escolar, seu comportamento, suas habilidades e dificuldades, para
sugerir práticas adequadas a cada grupo.
16. Planejar atividades letivas de engajamento das
famílias na educação dos filhos.
17. Criar métodos de pesquisa para identificar a
opinião das famílias e alunos em relação às práticas pedagógicas para a
evolução constante da qualidade de ensino da escola.
Em relação ao próprio Coordenador:
18. Incluir na rotina momentos para estudo e
desenvolvimento pessoal e profissional para estar sempre atualizado e levar
novas estratégias de ensino à escola.
19. Produzir relatórios trimestrais, semestrais ou
outros formatos que registrem os desafios enfrentados no período e os
aprendizados adquiridos, para a utilização nos próximos planejamentos e para a
ciência do diretor.
20. Analisar os relatórios e diagnosticar as condições
pedagógicas gerais da escola, a fim de desenvolver novas práticas de ensino
direcionadas a essas circunstâncias.
Os
desafios do Coordenador Pedagógico, portanto, vão além de resolver problemas do
dia a dia escolar, envolvendo atividades complexas de planejamento, coordenação e execução de projetos que
aprimorem as práticas pedagógicas da escola como um todo.
Postado por Futuros Pedagogos
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