segunda-feira, 9 de maio de 2016

20 Desafios da Coordenação Pedagógica na Escola


Os desafios diários do coordenador pedagógico vão muito além de solucionar urgências e acalmar ânimos de pais, famílias e professores.
O trabalho de coordenação tem o objetivo de diagnosticar e trazer evoluções significativas nas práticas de ensino e aprendizagem da escola.
Essa evolução é resultado de dois tipos de atividades:
O primeiro tipo são as ações realizadas no dia a dia da escola, que são facilmente percebidas na comunidade escolar por terem resultado de curto prazo. Um exemplo é a resolução de problemas de aprendizagem de uma turma. Neste caso, o Coordenador Pedagógico realiza um estudo do comportamento da turma a fim de identificar o foco do problema e desenvolver estratégias para a elevação do rendimento escolar, orientando os professores na gestão da sala de aula.
Já o segundo tipo, abrange ações que transcendem a resolução de problemas do cotidiano escolar e envolve atuações muito mais complexas. Poucos percebem essas ações pois elas são planejadas para resultarem em benefícios de longo prazo. Um exemplo é o desenvolvimento de projetos de formação continuada dos professores, com treinamentos e aprofundamentos didáticos, teóricos e culturais, a fim de enriquecer as práticas pedagógicas da escola e elevar constantemente a qualidade de ensino.
Para esclarecer as dúvidas sobre as atividades do Coordenador, preparamos uma lista com Os 20 Principais Desafios da Coordenação Pedagógica no ambiente escolar, divididas em 4 áreas de atuação:
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     Em relação à Administração Escolar:

1.    Auxiliar o Diretor na construção do Projeto Político Pedagógico.
2.    Construir a Proposta Pedagógica da escola.
3.    Elaborar o Plano de Ação pedagógico, que é composto pelas atividades que serão realizadas e gerenciadas pela coordenação ao longo do ano. O Plano deve conter os objetivos de cada ação, o período de realização e os responsáveis pela execução.

Em relação aos Professores:
4.    Incentivar a construção do senso de equipe na equipe docente, envolvendo a participação de todos nos projetos de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.
5.    Ajudar a organizar as tarefas direcionadas a cada membro do corpo docente, a fim de manter o ambiente agradável evitar mal entendidos.
6.    Trabalhar a Formação Continuada do corpo docente, por meio de treinamentos e aprofundamento teórico e cultural.
7.    Motivar os professores com projetos de desenvolvimento didático e superação de dificuldades na sala de aula.
8.    Orientar os planos didáticos dos professores, adequando-os às propostas do colégio e às necessidade dos alunos.
9.    Elaborar atividades de interação entre os docentes para incentivar o aprendizado por meio de troca de experiências de sala de aula.
10. Avaliar a gestão da sala de aula dos professores, analisando Diários de Classe e acompanhando seu dia a dia.
11. Elaborar um sistema de feedback do trabalho da equipe docente em sala de aula, unindo avaliações, propostas de melhoria e sugestões para resolução de problemas frequentes.
12. Criar e gerenciar o Grupo de Apoio Didático, que pode ajudar o coordenador na gestão pedagógica, além de gerar um senso de meritocracia pelo bom desempenho. O grupo deve ser composto por professores que se destacaram pelo grande interesse na evolução da qualidade de ensino da escola.

Em relação aos Alunos e Pais:

13. Incentivar o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas para envolver e motivar os alunos.
14. Impulsionar a utilização de práticas pedagógicas que respeitem e compreendam as diferenças individuais.
15. Identificar os perfis dos alunos e das turmas, com seu rendimento escolar, seu comportamento, suas habilidades e dificuldades, para sugerir práticas adequadas a cada grupo.
16. Planejar atividades letivas de engajamento das famílias na educação dos filhos.
17. Criar métodos de pesquisa para identificar a opinião das famílias e alunos em relação às práticas pedagógicas para a evolução constante da qualidade de ensino da escola.

Em relação ao próprio Coordenador:

18. Incluir na rotina momentos para estudo e desenvolvimento pessoal e profissional para estar sempre atualizado e levar novas estratégias de ensino à escola.
19. Produzir relatórios trimestrais, semestrais ou outros formatos que registrem os desafios enfrentados no período e os aprendizados adquiridos, para a utilização nos próximos planejamentos e para a ciência do diretor.
20. Analisar os relatórios e diagnosticar as condições pedagógicas gerais da escola, a fim de desenvolver novas práticas de ensino direcionadas a essas circunstâncias.
Os desafios do Coordenador Pedagógico, portanto, vão além de resolver problemas do dia a dia escolar, envolvendo atividades complexas de planejamento, coordenação e execução de projetos que aprimorem as práticas pedagógicas da escola como um todo.


http://www.mindgroup.cc/20-desafios-da-coordenação-pedagógica-na-escola

Postado por Futuros Pedagogos

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